um risco para o sobrepeso e a obesidade

EFE/Andy Rain

Terça-feira 31.05.2016

Quinta-feira 12.05.2016

Sexta-feira 08.04.2016

Quinta-feira 18.12.2014

Sexta-feira 28.11.2014

Este é um dos resultados de uma nova edição do estudo científico ANIBES (Antropometria, consumo e balanço energético em Portugal) que analisa nesta ocasião, a relação entre os diferentes fatores sócio-econômicos e estilos de vida com o excesso de peso e a obesidade em uma amostra de 1.655 pessoas (798 homens e 857, de mulheres entre 18 e 65 anos.

Coordenada pela Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), esta pesquisa foi publicada na revista científica Plos ONE.

Na população masculina, tanto o excesso de peso (40,5%), como a obesidade geral (22,7%) e a obesidade abdominal (64,7%) foi significativamente superior à feminina: excesso de peso (31,4%), obesidade geral (17,3%) e obesidade abdominal (52,5%).

E é que os hormônios sexuais afetam tanto a quantidade como a distribuição da gordura corporal, por isso que o sexo é um fator que influencia a composição corporal, assim como a oxidação e a mobilização das gorduras.

De acordo com ANIBES, o aumento do risco de desenvolver sobrepeso ou obesidade em homens pode ser determinado pelas diferenças nos padrões de actividade física e hábitos alimentares, que existem entre a população masculina e feminina.

Nível de escolaridade e rendimentos económicos

A maior parte dos participantes da pesquisa tinham terminado o ensino secundário equivalente (48,9 %), a média mensal de rendimentos na maior parte dos casos se encontrava na forquilha entre 1.000 e 2.000 € (39,1 %), e 16 % não tinham trabalho.

Os resultados de ANIBES indicam que apenas um nível educacional universitário estava inversamente associado com o problema de excesso de peso e obesidade geral e abdominal. Por outro lado, um nível de estudos superior aos primários está associada com uma forma de proteção contra a obesidade geral e abdominal.

O nível educacional pode exercer uma influência sobre a saúde e o peso corporal, já que está relacionado com o conhecimento em temas de saúde e de estilos de vida saudáveis, incluindo os hábitos de alimentação e de atividade física.

Por sua parte, os rendimentos familiares condicionam as escolhas de alimentos, mas em geral tendem a estar associados a outras influências sócio-econômicas, como o nível de estudos, que também modulam os hábitos alimentares e o estilo de vida.

Atividade física

A maioria dos participantes deste estudo (62,9 %) dedicava-se menos de 75 minutos por semana para a realização de atividade vigorosa. De acordo com as recomendações, mais de 150 minutos semanais estão associados com um menor risco de sobrepeso e obesidade geral e abdominal.

A pesquisa mostrou que as mulheres passavam mais tempo realizando atividade física de intensidade moderada a vigorosa, embora um 21,6 % dedicam menos de 150 minutos por semana a fazer algum tipo de atividade física.

Em contraste, os homens dedicavam mais tempo a cada semana para realizar atividade física de intensidade vigorosa e 52,6 % da população dedicava-se menos de 75 minutos semanais.

Ver televisão e dormir

Dedicar horas à televisão é considerada um comportamento sedentário e um 65,5% dos entrevistados confessam vê-lo bastante ou muito frequentemente, o que contribui para a obesidade, e não apenas por não fazer atividade física, mas também pela influência de “anúncios relacionados com alimentos de alta densidade energética e outros condicionantes que favorecem o fato de comer mais”.

Dormir é também um importante fator de estilo de vida com influência na saúde. A média de horas de sono da população participante no estudo foi de 7,46 horas por dia, e 46,7 % dormia, pelo menos, 8 horas por dia.

De acordo com os resultados obtidos, dormir 7 horas ou mais por dia foi associado com um menor risco de obesidade geral e abdominal e o risco foi ainda menor, a partir das 8 horas diárias

“A parceria entre o dormir e o desenvolvimento de obesidade pode ser devida a que os indivíduos que permanecem mais tempo acordados têm maior probabilidade de sentir fome e maior número de ocasiões para comer. Também pode acontecer que dormir pouco associado com um estilo de vida menos saudável”, aponta o estudo.

Consumo de tabaco

Um terço dos entrevistados declara ser fumante. Neste estudo, como em outros, o tabagismo está associado com um menor risco de prevalência tanto de obesidade geral e obesidade abdominal porque a nicotina aumenta de forma intensa, os níveis de diferentes neurotransmissores e supressores do apetite e, em consequência, reduz a ingestão de alimentos.

O aumento de peso associado a parar de fumar desencoraja muitos fumantes a abandonar o hábito, mas com um programa de exercício e controle do consumo de alimentos, o peso pode ser controlado e mantido, sobretudo, ao passar um tempo desde o abandono do hábito de cigarros fumados, com grandes benefícios para a saúde associados, apontam os autores.

Sugestão

Após os dados fornecidos pelo estudo, a estratégia de prevenção e redução da obesidade geral e abdominal deve melhorar os hábitos de sono e atividade física e dirigir-se em especial aos grupos mais vulneráveis, como aqueles com um nível de escolaridade menor, sugere o estudo ANIBES.