Um novo post do blog “Saúde e prevenção” vela pela sua volta.

A postura que mantemos na hora de fazer as coisas e desenvolver as nossas atividades e ações tem mais importância do que você pode imaginar. Higiene postural, esta é a expressão que nos oferecem orientações e conselhos dos especialistas do blog “Saúde e prevenção” em um novo post cujo objetivo é a proteção de sua volta

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A lombalgia ou dor na parte baixa das costas é uma doença muito freqüente que pode vir originada por diversas causas diferentes; no entanto, o mais comum é por más posturas ou movimentos inadequados.

Para evitar esta situação, para o bem da nossa coluna como a nossa saúde em geral, é de vital importância uma correta higiene postural.

O que queremos dizer com “higiene postural”?

As medidas que implicam uma boa higiene postural referem-se, basicamente, a um correto controle do peso e os movimentos que realizamos, assim como manter um bom tônus muscular através da prática habitual de exercício.

Em relação ao controle do peso, é importante saber que, se há um excesso de carga, a coluna se vai ressentir-se, assim como se o tratamos de forma incorreta. Quanto à prática de exercício, é fundamental para o tônus e a elasticidade muscular. Em pessoas idosas ou com alguma dificuldade para a prática de exercício intenso, é uma excelente opção. É importante lembrar que, ao andar, a postura é importante, deve-se caminhar ereto, sem carregar sobre a zona lombar.

Quais são os problemas que nos pode levar a uma má higiene postural?

Não fazer exercício, manter posturas erradas e uma coluna em más condições, nos acarrearán dores e desconfortos que podem chegar a ser incapacitantes. Também podem ocorrer danos neurológicas que podem levar a problemas mais sérios, chegando a ser necessária uma intervenção cirúrgica.

Além disso, uma má postura, andar inclinar-se, por exemplo, pode piorar o envelhecimento do nosso corpo. Já por si, com o passar do tempo, os discos da coluna vertebral desidratar, reduz-se o espaço entre eles, e pode nos levar a perder altura. Se somarmos vícios posturais incorretos, perder ainda mais a altura e a deterioração dos discos será ainda maior.

O que é o que temos que fazer?

  • Quando recolhemos um peso do chão, a forma correta de fazê-lo é dobrando os joelhos e esticando as pernas para cima, mantendo as costas reta e quando levantamos, e não, como costumamos fazê-lo, virando-o de costas e puxando para cima, gerando um grande impacto na região lombar. Além disso, temos de ser realistas, sabendo o quanto podemos carregar, é preferível fazer várias viagens que cargarnos excessivamente e nos ferir.
  • Dormir. A pior postura que podemos escolher é a de boca para baixo, já que contrai a zona lombar e faz com que sintamos dor ao acordar. O melhor é ir variando a posição: de lado, com as pernas ligeiramente flectidas, de barriga para cima…Ao acordar é importante tentar fazê-lo rodando para evitar trações nas costas. Finalmente, um alongamento suave ao desperezarnos ajuda a que os nossos músculos se vão despertando lentamente, também evitando cortes desnecessários.
  • Em Frente ao computador, o melhor é manter as costas o mais reto possível, com o traseiro bem apoiado no encosto e manter as pernas em ângulo reto. É recomendável levantar-se aproximadamente a cada 30 minutos e estirarnos, para não manter muito tempo na mesma postura e provocarnos uma contratura muscular.
  • Quando nos., melhor, sem pressa e ao vestir as calças, meias, sapatos ou meias, fazê-lo sentados. No caso das meias, peúgas ou sapatos, com uma perna dobrada sobre a outra.
  • Se o nosso trabalho obriga-nos a estar muito tempo de pé, é aconselhável contar com um banco pequeno (cerca de 10 cm) que nos permita apoiar o pé e ir alternando para evitar carregar as costas.
  • Se temos de levar algo de um lugar elevado, é preferível subirnos em um banco ou escada para evitar esticar excessivamente o corpo.

O Dr. Manuel de la Torre, chefe do serviço de Neurocirurgia do Complexo Hospitalar Ruber João Bravo.

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